O painel solar transforma os raios solares incidentes nos módulos fotovoltaicos (placas), no telhado, em energia elétrica. Os módulos fotovoltaicos são conectados uns aos outros a fim de aumentar a energia elétrica gerada (em corrente contínua – CC), que é direcionada para o inversor. O painel solar gera energia plena em dias de céu limpo e gera em menor nível em dias de céu nublado, porém, sempre está gerando energia.
2 – O inversor converte a energia CC em CA:
A principal função do inversor é transformar a energia do painel solar de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), ou seja, transformar a energia gerada em uma forma que atenda aos aparelhos em 127V ou 220Vca. O inversor também atua como elemento inteligente do circuito garantindo a qualidade da energia elétrica fornecida a rede em termos de tensão, frequência, conforme estabelecido na Resolução da Aneel 482. O inversor também atende ao critério de segurança anti-ilhamento, ou seja, interrompendo a geração durante a interrupção de energia da rede elétrica da concessionária, o que impede que aconteçam acidentes durante manutenções de emergência e/ou programadas. A geração retorna automaticamente quando a energia da rede elétrica for restabelecida.
3 – A energia convertida é consumida através do quadro de distribuição:
Após a conversão, a energia é distribuída para ser consumida através do “quadro de luz”, onde estão ligados todos os aparelhos elétricos em 127V ou 220V.
4 – O excedente de energia elétrica é enviado para a rede elétrica:
A energia elétrica que não for consumida imediatamente no momento da geração será enviada para a rede elétrica sendo contabilizada no medidor bidirecional, em kWh.
5 – A energia excedente será utilizada à noite:
Como à noite não existe geração, os kWh enviados para a rede elétrica durante o dia serão utilizados para atender os aparelhos que permanecem ligados como a iluminação. Ao final do mês, será feita a subtração total entre a energia gerada e a consumida. Caso a energia consumida seja maior que a gerada, haverá pagamento por parte do cliente do saldo. Em caso contrário serão gerados créditos em kWh para serem utilizados em meses subsequentes, tendo o prazo de validade de 60 meses. Em ambos os casos, o cliente pagará o custo de disponibilidade, que é o valor mínimo para manter o vínculo com a concessionária de distribuição local e este valor representará um consumo de acordo com a ligação do padrão de entrada. Assim, para imóvel com ligação monofásica o consumo mínimo será de 30KWh; para bifásica será 50kWh; e para trifásica será 100kWh. Em termos de conta de energia o objetivo do sistema solar fotovoltaico é reduzir o valor do consumo mensal para o custo de disponibilidade de cada imóvel.
Visite nossa planta modelo de 3Kw (12 módulos) pelo link abaixo e veja a geração em tempo real, bem como, os gráficos da energia gerada por dia, mês e ano: